sexta-feira, 13 de março de 2009

II Mostra de Cinema Etnográfico e Ambiental da Ilha Grande

O Projeto Cenas de Cinema-Comunidade Ilha Grande, mais uma vez, aporta na Vila do Abraão com objetivo de levar à população local e visitante o cinema como instrumento da poesia e como linguagem expressiva da vida na Ilha.
Dado o sucesso da I Mostra de Cinema Etnográfico e Ambiental da Ilha Grande, no ano de 2008, a professora e coordenadora do projeto Laís Veloso, decidiu organizar a II Mostra de Cinema Etnográfico e Ambiental da Ilha Grande, neste ano de 2009. O propósito do projeto é manter a mesma linha de pensamento e metodologia, porém com temas e atividades novas e algumas surpresas.

O evento, de caráter público e gratuito, acontecerá no dia 23 de maio de 19:00 às 22:00 horas, no Casarão do PEIG/INEA, situado na Vila do Abraão/IG, quando será exibido imagens sob a forma de curtas, clipes e exposição fotográfica, que mostrará histórias sobre os caiçaras, o modo de vida, as condições de existência do lugar, a cultura e o poder local, de forma apaixonada, amorosa, lúdica, telúrica. Basta que se deixe falar os protagonistas e participantes dessas histórias, com suas diferentes e inusitadas narrativas sobre suas práticas de vida.

"Vamos fazer ecoar muitas vozes, num amplo cerzimento de idéias sobre a natureza, os dilemas oriundos da questão ambiental e de seus rebatimentos na vida cotidiana dos que amam, cuidam e vivem na ilha.
Fruto do trabalho coletivo de uma multiplicidade de pessoas, com seus produtos acústicos, linguísticos, metafóricos e poéticos, nosso objetivo é o de estimular o compartilhamento de experiências e de encontros interculturais, dando visibilidade e voz aos atores sociais - os locais que habitam a ilha, em sua força de expressão pública e social, através da linguagem fílmica.

Participe! Inscreva seu filme ou clipe fotográfico até o dia 10 de abril de 2009.
Contatos: lais_veloso@yahoo.com.br

Vale lembrar o contexto sócio-histórico dessas descrições linguageiras, que são apenas o ponto de vista de seus narradores e não a única “verdade”, a versão “correta” sobre a realidade da ilha. Nessas narrativas plurais, alteritárias e contraditórias exaltam-se à beleza da paisagem local e os muitos caminhos dessa vasta ilha. Revelam-se sua face desigual, desassossegos, reentrâncias, ondas malfazejas, e igualmente, a beleza verde esmeralda de sua “maré macia”, o oceano abundante, a sua mata prenhe de vitalidade e encantamento e a hospitalidade generosa de seu povo, que através do desejo e da vontade coletiva, materializam em pequenos gestos cotidianos, ações transformadoras do mundo".

”Assim, para que saibamos o que é um sujeito ou o que somos nós, é preciso recorrer ao tesouro dos significantes, metáforas ou significados comuns à comunidade de falantes à qual pertencemos”. (Jurandir Freire Costa)

E para que os sujeitos da comunidade de falantes da Ilha Grande, possam livremente expressar a poeticidade contida nas “humanidades”, com toda a sua força iluminante, será exibido um conjunto de imagens sobre as Formas de Vida na Ilha: Natureza e Questão Ambiental, Cotidiano, Cultura e Práticas Sociais.
Para este Evento foram selecionados os seguintes assuntos a serem desenvolvidos a partir da exibição de filmes e Clipes Fotográficos: Cultura Caiçara, Trilhas e Caminhos da ilha, Vida Marinha e Questão Ambiental, Cultura Surf e Direito de Cidadania, as transformações oriundas do Ecoturismo e Olhares sobre a ilha.
Em conjunto com a exposição de imagens, haverá a composição de uma ampla e democrática Roda de Conversas garantindo o diálogo entre o público e os convidados do debate, dentre eles: ambientalistas, antropólogos, assistentes sociais, biólogos, bibliotecários, cineastas, engenheiros florestais, filósofos, fotógrafos, geógrafos, guias ecológicos, moradores locais, professores/ pesquisadores, representantes institucionais e oceanógrafos.
Ao final, haverá uma espécie de “Júri Popular”, uma consulta coletiva ao público presente, para que expresse, através do voto, o Curta-metragem e o Clipe de sua preferência. Em seguida, haverá uma solenidade “simbólica” de premiação dos dois trabalhos mais votados, isto porque não haverá propriamente, um prêmio e sim um reconhecimento público do “mérito” dessas obras.

A II Mostra de Cinema Etnográfico e Ambiental da Ilha Grande é organizada pelo Projeto Cenas de Cinema-Comunidade Ilha Grande, sob a Coordenação Geral da Professora Laís Helena Veloso e faz parte das ações extensionistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto conta também com o apoio da Sub-Reitoria de Extensão/Depext, CEADS, PEIG, O Eco, Ecocine, Codig, IlhaGrande.Org, da Pró-Reitoria de Extensão e da Escola de Serviço Social/Uff, Associação Curupira, Escola de Serviço Social e Associação dos Meios de Hospedagem/IG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário